Maria Teresa Neves

Doçaria


O fabrico de pirolitos é uma verdadeira tradição de família, que lhe foi transmitida pela mãe, que por sua vez já a tinha aprendido com uma tia. A mãe de Maria Teresa confecionou pirolitos durante toda a sua vida. A sua casa, no centro histórico da vila, no Largo do Mercado, antigamente conhecido por “Barreira dos Porcos” era paragem obrigatória para a garotada que passava para a escola, e ali comprava o seu pirolito ou um geladinho de gelo. Era também por ali que se confecionavam as tão saborosas e saudosas amêndoas tenras de São Brás.


O fabrico de bolos em São Romão começou durante a década de 50 do século passado, com Maria Florinda, mãe da Maria Teresa. O começo deste processo iniciou-se com os bolos de massa lêveda, mais conhecidos por arrufadas. Na altura, com as dificuldades comuns da época, Maria Florinda amassava à mão e cozia durante noite em forno de lenha, e vendia de dia, de porta à porta, principalmente em São Brás de Alportel e em Faro.

Mais tarde, Maria Teresa começou a trabalhar com a mãe, aprendendo as receitas e os métodos tradicionais de fabrico, assumindo mais tarde, já na década de 70, o negócio familiar. Nascia assim, a Doçaria Regional Maria Teresa da Luz Neves. 


Tendo como produtos privilegiados a Arrufada, o folar tradicional e os diversos bolos secos, entre estes, os tradicionais bolos de amêndoa do Algarve, a empresa foi crescendo, aumentando a sua produção sem, contudo, deixar de utilizar sempre no seu fabrico o trabalho manual e as técnicas tradicionais de fabrico sendo ainda hoje, a quase totalidade dos bolos produzidos manualmente.
Da mesma forma, para o fabrico dos bolos, utilizam-se sempre os produtos da região do Algarve, fazendo uma seleção de produtos de primeira qualidade. 


Atualmente a Doçaria Regional Maria Teresa da Luz Neves está presente em várias lojas no Algarve e Alentejo, desde o comércio tradicional a lojas gourmet. 


Através de encomenda, enviamos igualmente os nossos bolos para todo o país ou para o estrangeiro.

Contactos:

São Romão | 8150–058 São Brás de Alportel

289 842 760

© 2020 Feira da Serra - Município de São Brás de Alportel. Todos os direitos reservados