João Florêncio

Esparto


João Florêncio Nunes Barros nasceu e cresceu no concelho de São Brás de Alportel. Passou a meninice no sítio do Peral e depois de casar mudou-se para o Desbarato, onde vive até hoje. Foi ainda no Peral que viu nascer o seu dom para trabalhar o esparto, ofício parecido à empreita de palma, mas que devido às características deste material, oferece muitas dificuldades ao trabalho do artesão. 


Quando era menino, o tempo era outro, como nos conta… sem tapetes ou sacos de compra, todos sabiam fazer empreita, de palma ou esparto, para confecionar uma mão cheia de artigos que ajudavam às tarefas de casa e que eram igualmente imprescindíveis na lida do campo, facilitando o transporte e o acarreto das mercadorias. 


Hoje, o esparto ocupa-lhe o tempo e as ideias. Mais do que uma herança de tradição, é uma verdadeira paixão, que o consome, sempre com novas criações. 


Alcofas, chapéus, botas e até mesmo gravatas ou soutiens em esparto… tudo lhe sai das mãos calejadas de uma vida cheia de histórias por contar. Os mais recentes trabalhos incluem até cabeças de animais…


Embora cansado deste trabalho duro que lhe deixa as mãos dormentes, João Florêncio acede de pronto aos nossos desafios para demonstrar como se faz a empreita de esparto e as suas mãos não mais pararam, num frenesim constante, com que entretém os seus dias. 


Contactos:

Desbarato Caixa Postal 482- P | 8150-031 São Brás de Alportel

965 319 377 | 281 971 342

© 2020 Feira da Serra - Município de São Brás de Alportel. Todos os direitos reservados