Casa da Empreita – Loulé Criativo

Empreita de palma

Loulé é, por tradição, terra de empreita de palma - técnica de entrelaçar as folhas proveniente da palmeira anã, abundante na região. Eram muitas as mulheres que, no passado, se dedicavam a esta atividade e raras as casas onde a técnica era desconhecida. Atualmente já não é assim e esta extraordinária arte está a desaparecer. Para contrariar essa situação surge, em 2017, a Casa da Empreita.

A Casa da Empreita, propriedade do Município de Loulé, é um dos 5 espaços que constituem a Rede de Oficinas do Loulé Criativo e é composta por um coletivo de 12 artesãs que trabalham e comercializam o que produzem, num pequeno espaço localizado em pleno centro histórico de Loulé. Aí entrelaçam a palma, cosem e ligam cada um dos seus ramais, com recurso a técnicas ancestrais, para produzir peças variadas que são a delícia dos visitantes. A Casa da Empreita é constituída pelas mestras: Almerinda Miguel, Alzira Neves, Cremilde Lourenço, Duartina Mendes, Inácia Coelho, Lurdes Costa, Margarida Cortez, Odete Dias, Odete Rocha, Valentina Silva, Sónia Mendez e por artesãs do Centro Social e Comunitário de Vale Silves.

O espaço disponibiliza ainda workshops de empreita e malha de palma, bem como cursos mais aprofundados acerca do ofício.

Contactos:

Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, n.º 20 | 8100-641 Loulé

289 400 618 / 289 400829

© 2020 Feira da Serra - Município de São Brás de Alportel. Todos os direitos reservados